Menu fechado

4 Apps essenciais no estudo musical

leitura: 3 min
iphone sobre a mesa com 4 apps essenciais no estudo musical

Esta não vai ser mais uma daquelas listas dos top 10 melhores apps disso ou daquilo. Isso é relativamente fácil de encontrar por aí. O que vou indicar aqui são 4 ferramentas essenciais para o estudo musical que encontramos em forma de aplicativos. Elas são:

  • Afinador
  • Metrônomo
  • Gravador de áudio
  • Percepção/Teoria

Ok, o último item não é bem uma ferramenta e talvez não seja usado diretamente na prática com o instrumento. No entanto, desenvolver as habilidades auditivas é fundamental para o aprendizado musical, seja usando seu instrumento, um livro de percepção com CD, páginas na web, ou aplicativos. Além disso, você pode realizar seu treino auditivo nos intervalos entre as sessões de estudo, no ônibus, ou qualquer lugar, por isso incluo nessa lista.

Essas ferramentas já existem na forma de aparelhos específicos. Em alguns casos esses equipamentos podem ter desempenho melhor que os apps, como um bom gravador, ou um afinador. Contudo, se for apenas para dar assistência no estudo em qualquer lugar que você resolver praticar, os aplicativos cumprem sua função. 

Sendo assim, trago abaixo minha recomendação de apps para cada categoria. Tentei me ater a alguns critérios: preferência pelos apps grátis, recursos disponíveis, boas avaliações na web e disponibilidade principalmente para Android.

Aplicativos sugeridos

1) Afinador: gStrings

Ícone do afinador gStrings

Para quem toca instrumentos de corda, um afinador é obrigatório. Esse aplicativo é um afinador cromático que permite checar a afinação do seu instrumento usando o microfone do celular. Ele também pode emitir o som das notas para que você afine apenas de ouvido. A interface tem um ponteiro indicando as notas e a frequência em Hertz, o que ajuda a afinar com maior precisão. Além disso, o app permite alterar a nota Lá de referência (por padrão 440 Hz) e oferece recursos avançados como o uso de outros sistemas de afinação (mesotônico, pitagórico, etc). O aplicativo é leve, a interface é simples de usar e as propagandas da versão free não são invasivas.

2) Metrônomo: Soundbrenner

Ícone do app soundbrenner

Dentre as centenas de apps de metrônomo, esse é um dos que se destaca pelos recursos, pela simplicidade da interface e seu custo zero. Além de marcar a pulsação em uma ampla extensão de BPM (20 – 400), é possível usar várias fórmulas de compasso e diferentes subdivisões rítmicas. O app permite configurar como quer o som de cada pulso, permitindo criar e salvar diferentes sets de som. Há o recurso de “bater” o tempo (tap) para que o app reconheça qual a BPM, algo útil quando quer descobrir o andamento de uma música. O app é free e a única propaganda presente nele é do dispositivo wearable criado pelos seus desenvolvedores, algo como um metrônomo e afinador integrado em um relógio smartwatch. Disponível para Android e iOS.

3) Gravador de áudio: Hi-Q  MP3 Recorder

ícone do HiQ-mp3 recorder

Como o próprio nome indica, este app grava em formato MP3 com até 320Kbps de bitrate, ou seja, com uma melhor definição. Se quiser, pode escolher outros formatos, como WAV, OGG e M4A. Há a opção de ajustar o ganho do microfone e também escolher um mic externo para gravação, o que contribui para a qualidade final do áudio. O app tem links de compartilhamento direto para outros serviços como Dropbox, Google Drive e WhatsApp. Na versão free todos os recursos são disponíveis e sem propagandas, sendo a única limitação o tamanho de 10 minutos para cada arquivo.

4) App de Percepção/Teoria: Ouvido Perfeito

Ícone do app ouvido perfeito

Este app cobre de forma bem completa o básico do treino auditivo, incluindo: exercícios de classificação de intervalos, ditado melódico, ditado rítmico, progressão harmônica, solfejo e outros. O aplicativo cria estatísticas com base no desempenho do usuário, o que permite checar quais são seus os pontos fracos. Há também uma parte de teoria bem interessante que ajuda na compreensão dos conceitos musicais por trás dos exercícios. O aplicativo é bem leve, fácil de usar e é grátis. Você pode criar seus próprios exercícios ou pagar liberar outros, podendo adquirir pacotes de exercícios ou a versão premium completa, que custa menos de R$ 10.

Essas são algumas sugestões de apps para cada uma das 4 ferramentas essenciais no estudo musical. Certamente algumas pessoas podem precisar de outros recursos ou de aplicativos mais específicos. Se este for o seu caso, vale pesquisar entre as várias opções disponíveis. 

Se você já sabe como fazer um estudo bem planejado e já tem essas ferramentas no seu bolso, não tem desculpa: bora estudar! 

Quer saber como seu estudo pode render mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *