Menu fechado

8 habilidades que influenciam seu aprendizado no instrumento

leitura: 2 min
Mãos tocando flauta transversal

O aprendizado de um instrumento musical requer diversas habilidades e, dependendo do nível ou dos objetivos de cada um, o estudo pode exigir focos distintos. Para um iniciante, apurar a coordenação motora ou conseguir executar as músicas do início ao fim já é um desafio. Já os mais avançados podem ter o estudo focado em conceber uma interpretação coerente e uma performance expressiva.

Naturalmente, é impossível dar uma resposta definitiva que sirva a todos sobre quais habilidades devem ser desenvolvidas ao praticar o instrumento. A ideia desse post é fornecer uma visão geral sobre os diferentes elementos que estão envolvidos no estudo e mostrar que aprender música requer mais do que mexer os dedos no instrumento.

8 tipos de habilidades

Os pesquisadores Susan Hallam e Alfredo Bautista, em um artigo que discute os processos de aprendizado musical, esboçam uma lista de habilidades que se pode adquirir com a prática instrumental, tendo como base uma ampla revisão das pesquisas já realizadas sobre o assunto. As diferentes categorias apresentadas nessa lista podem servir como ponto de partida para refletir, avaliar e planejar melhor o seu estudo (e de seus alunos, caso o leitor também ensine).

Abaixo apresento os 8 tipos de habilidades sugeridas por esses pesquisadores. Incluo uma breve descrição do que cada uma representa e um infográfico que resume tudo isso. 

  1. Audição: Reconhecimento de intervalos, melodia, harmonia; precisão rítmica e senso de pulsação; capacidade de “tocar de ouvido” ou de imaginar como uma música soa sem precisar tocar.
  2. Cognição: Leitura musical; compreensão dos tons, harmonia, estrutura e estilos musicais; memorização.
  3. Técnica: Habilidades específicas do seu instrumento; agilidade e precisão; controle da articulação, dinâmica, timbre.
  4. Musicalidade: Expressividade; projeção do som; capacidade de expressar caráter e significado.
  5. Performance: Comunicação com o público e interação com outros performers; coordenação de grupo; preparação para o palco (administrar a ansiedade, a concentração e a resposta aos erros).
  6. Criatividade: Interpretação; composição e criação de arranjos; improvisação.
  7. Avaliação: Capacidade de avaliar a própria performance, descrever e discutir música, comparar diferentes performances, monitorar o próprio progresso.
  8. Autorregulação: Compreender e administrar o próprio aprendizado, coordenar o seu estudo, administrar a concentração e motivação.
8 habilidades no aprendizado de um instrumento

Para encerrar, vale lembrar o seguinte: o músico não nasce com essas habilidades. Tudo isso se constrói através da prática adequada e comprometimento. Ninguém pode transferir uma habilidade para outra pessoa, ou simplesmente inserir o conhecimento diretamente no cérebro (exceto se você sair da Matrix…).

Por isso é importante para quem está iniciando a jornada musical ter o acompanhamento de um professor. Este não vai simplesmente transmitir as informações ou mostrar como tocar nota por nota (tal como os diversos tutoriais disponíveis no YouTube), mas sim conduzir o aprendizado, avaliando e identificando as dificuldades que alguém inexperiente não conseguiria ver por conta própria.

E você, será que seu estudo musical está equilibrado e adequado aos seus objetivos? Quais habilidades você tem desenvolvido?

Quer saber como seu estudo pode render mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *