Menu fechado

Evernote e a prática musical: 2 modelos para organizar seus estudos

leitura: 3 min
Partitura com ícone do evernote

Se você já leu o post sobre como organizar sua prática já deve ter pensado em aplicar algumas ideias na sua rotina de estudos (se não leu ainda, leia o post aqui).

Para se organizar será necessário anotar seu planejamento em algum lugar. Aqueles adeptos do papel se dão bem com um caderno, bloco de notas e até folhas avulsas. Eu mesmo já tive um pequeno caderno que usava para planejar meu estudo e registrar algumas ideias sobre o repertório. Contudo, como estava sempre indo pra lá e pra cá, e evito levar muita coisa na mala, o caderno começou a ficar em casa, até que parei de usar…

Durante meu mestrado em performance musical realizei como parte da pesquisa uma atividade prática que envolvia planejamento e reflexão sobre a rotina de estudo. Na época, costumava estudar em diferentes locais durante a semana, então precisava de algo que pudesse carregar com facilidade e cujos dados estivessem facilmente acessíveis. Ora, na era atual em que nossos smartphones são quase uma extensão do corpo, resolvi optar pelo mundo digital.

Na busca por uma ferramenta ideal para essa atividade, conheci uma série de aplicativos com a proposta de organizar o estudo e outros com funções mais abertas. Dentre as diferentes alternativas, uma que me pareceu bem prática era o Evernote.

Ícone do aplicativo evernote

Sobre o Evernote

O Evernote, em uma definição simples, é um aplicativo que permite fazer anotações e organizá-las. É possível criar notas de texto, inserir listas, imagens, anexos, links, programar lembretes e outros recursos.

As notas criadas podem ser organizadas usando cadernos e etiquetas. Caso esqueça onde armazenou algo, seu eficiente mecanismo de busca permite encontrar qualquer uma dessas notas com facilidade. Há versões para smartphone/desktop e todo o conteúdo é sincronizado online. Com o excesso de informação que vivenciamos hoje, um serviço que lhe permita salvar, gerenciar e acessar suas informações em diferentes plataformas sincronizadas entre si é uma mão na roda.

Algumas de suas ferramentas podem ser bem úteis para quem é musicista. Com as notas de texto é possível marcar informações da aula, ideias sobre o repertório, etc. A possibilidade de inserir fotos pode servir para registrar algum trecho da partitura, por exemplo. Além disso, nada mais prático do que guardar uma ideia musical tocando, o que pode ser feito através do recurso de gravação de áudio diretamente nas notas.

À parte da rotina de estudos, é possível também criar notas para facilitar o dia a dia, tal como uma checklist de itens para levar em um concerto ou cachê. Assim não precisará ficar se lembrando (ou esquecendo…) de tudo a cada evento que for tocar.

Para completar, seu uso é gratuito. Há uma versão premium, mas os recursos da versão free podem servir com folga. Visite o site do Evernote para se cadastrar, baixar o software e o app para smartphone.

Modelos para organizar seu estudo

Como uma sugestão para o uso do Evernote, forneço aqui 2 modelos de notas: um diário de estudo semanal e um histórico de estudo de repertório. Importe esses modelos e guarde uma versão em branco dessas notas. Quando precisar, é só duplicar e personalizar. 

Baixe os 2 modelos aqui (arquivo compactado .zip).

Para importar essas notas, extraia do arquivo compactado os modelos com a extensão .enex para o seu computador. Ao abrir o Evernote, faça o seguinte:

  • (WINDOWS) Arquivo > Importar > Arquivos de exportação do Evernote
  • (MAC) Arquivo > Importar notas

1. Modelo 1: diário de estudo semanal 

Aqui poderá incluir as músicas, estudos e exercícios que farão parte da sua semana. Além disso, recomendo estabelecer metas para cada dia que for estudar, de forma a guiar sua prática. A vantagem de manter um registro como esse é poder revisar e refletir sobre sua rotina de estudos. O modelo está pensado para uma rotina semanal, mas cada um pode ajustar para o período que desejar: 10 dias, 2 semanas, etc.

 
Tabela no Evernote para montar diario de estudo semanal
Modelo de nota para o diário de estudo semanal no Evernote

2. Modelo 2: histórico de estudo de repertório

Nessa nota você pode anotar ideias, soluções ou referências relativas a uma música específica. Por que isso é útil? Com esse registro poderá acompanhar o desenvolvimento do aprendizado dessa música, além de anotar possíveis dificuldades e soluções encontradas no processo de estudo. Se você precisar tocar essa peça daqui a alguns meses ou anos, suas anotações, ideias, referências e até gravações podem ajudar a revisar mais rápido essa música.

Tabela com anotações sobre o estudo de uma música
Algumas ideias de como usar o histórico de estudo

Para encerrar, um ponto importante: se for usar o smartphone enquanto estuda, bloqueie notificações, use o modo avião, ou o que for possível para deixá-lo quieto. Quanto menos distrações tiver, melhor.

Quer saber como seu estudo pode render mais?

2 Comentários

  1. Pablo Favero

    Prof Leandro
    Obrigado por compartilhar essas notas. Sou adepto do Evernote, uso para fins profissionais e estava buscando algo para organizar meus estudos musicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *